GOGUE E MAGOGUE. O QUE É?



Em Apocalipse 20.7-10 lemos que após uma prisão de mil anos, Satanás será solto e sairá para enganar os povos de todas as nações do mundo, isto é, Gogue e Magogue. Satanás os juntará para a batalha, e eles serão tantos como os grãos de areia da praia do mar. Eles se espalharam pelo mundo e cercaram o acampamento do povo de Deus e a cidade que ele ama, mas um fogo desceu do céu descerá e os destruirá. Então aquele que os enganou (Satanás) será jogado no lago de fogo e enxofre, onde o monstro e o falso profeta já haviam sido lançados. E lá eles serão atormentados para todo o sempre, de dia e de noite.

QUEM É GOGUE E MAGOGUE?
MAGOGUE: As nações que se iniciaram após o dilúvio com frequência recebiam o nome do “iniciador” da nação, Magogue era neto de Noé (Gênesis 10.2) e a nação que ele liderava tinha seu nome (1Crônicas 1.5; Ezequiel 38.2; 39.6).
GOGUE: Era neto do profeta Samuel (1Samuel 8.1-5), que tinha dois filhos, Joel (pai de Gogue) e Abias, ambos corrompidos por propinas e manipuladores da justiça, o que foi a causa do povo de Israel solicitar a Deus seu primeio rei (Saul).

Em Apocalipse o texto refere-se às profecias de Ezequiel (Cap. 38 e 39) que alertam que após o início do Reino Messiânico (Ezequiel 38.8), a Terra Santa seria atacada por Gogue, líder da nação Magogue [Associado com Meseque e Tubal, Persa, Cush, Pute, Seba, Dedã, Társis e Togarma conforme Ezequiel 38.2,5-7)]. Isso acontecerá para que as nações conheçam e respeitem a autoridade e santidade do Senhor (Ezequiel 38.16; 39.7).
Esta seria então a rebelião final dos ímpios antes da nova criação (Apocalipse 20.7-9), e Gogue e Magogue representam simbolicamente às nações ímpias do mundo inteiro. A destruição de Gogue será efetuada por terremoto, chuvas torrenciais, lutas internas e pragas semelhantes às do livro do Êxodo (Ezequiel 38.19-21). O povo de Deus será vitorioso (Ezequiel 38.16,23; 39.13,21-23,25-29), já o número de armas queimadas e o longo período de tempo necessário para enterrar os cadáveres mostra a imensidade dos exércitos de Gogue que foi derrotado.

Por Márcia Heuko

Comentários

Postagens mais visitadas